Nas alturas mais complicadas da minha vida escrevo os melhores capítulos.

Não há passos perdidos.


segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Ontem recebi uma carta de uma jovem que vive sozinha, uma cineasta de alguma reputação. Ela quer fazer um filme sobre pessoas que vivem sozinhas, e virá na próxima semana para falar sobre os seus planos. Eu percebi que ela tem algumas dúvidas sobre a vida solitária. Disse-lhe que sinto que não é para os jovens (ela só tem trinta e três). Não comecei a viver sozinha até aos quarenta e cinco anos, e tinha "vivido" no sentido de amizades apaixonantes e casos de amor muito ricamente durante vinte e cinco anos. Eu tinha uma grande quantidade de vida em que pensar e digerir, e acima de tudo, eu era uma pessoa nessa altura e sabia o que queria da minha vida. As pessoas que amamos são construídas em nós. Todos os dias estou subitamente ciente de algo que alguém me ensinou há muito tempo - ou ainda ontem - de alguma certeza e autoconsciência que surgiram do conflito com alguém que amei o suficiente para tentar abranger, por mais doloroso que esse esforço possa ter sido.

 ~May Sarton


Sem comentários:

Enviar um comentário