Na tradição celta, há uma bela compreensão de amor e amizade. Uma das ideias fascinantes aqui é a ideia de amor de alma; o antigo termo gaélico para isto é anam cara. Anam é a palavra gaélica para alma e cara é a palavra para amigo. Então anam cara no mundo celta era a "alma amiga. "
Na vida de todos, há uma grande necessidade de um anam cara, um amigo da alma. Nesse amor, você é entendido como você é sem máscara ou pretensão. As mentiras e meias verdades superficiais e funcionais do conhecido social se afastam, você pode ser como realmente é. O amor permite que a compreensão amanheça, e a compreensão é preciosa. Onde você é entendido, você está em casa.
A experiência anam cara abre uma amizade que não é ferida ou limitada por separação ou distância. Tal amizade pode permanecer viva mesmo quando os amigos vivem longe um do outro. Porque eles quebraram as barreiras da persona e do egoísmo ao nível da alma, a unidade das suas almas não é facilmente cortada. Quando a alma é acordada, o espaço físico é transfigurado. Mesmo ao longo da distância, dois amigos podem ficar sintonizados um com o outro e continuar a sentir o fluxo da vida um do outro. Com a sua anam cara você desperta o eterno.
~John O'Donohue
Sem comentários:
Enviar um comentário