Nas alturas mais complicadas da minha vida escrevo os melhores capítulos.

Não há passos perdidos.


segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Hopper


 

 


A uma certa idade tudo aquilo que fizemos já não nos basta; só serviu para nos tornar quem somos. E assim como somos, agora que somos verdadeiramente nós, quem quisemos ou pudemos ser, gostaríamos de começar a viver de novo, conscientemente, segundo os nossos gostos de hoje. Em vez disso, temos de continuar a viver a vida que escolhemos quando éramos outros.

In caderno proibido da Alba de Céspedes


 

domingo, 29 de setembro de 2024

sábado, 28 de setembro de 2024

Ryuichi Sakamoto - The Sheltering Sky


 

 Regressar,


é sempre um parto dificil.

Falava-lhe sobre uma mãe que me chamou 9 meses João antes de me ver.

Sobre esse desejo frustrado do filho que não pude ser.

De um marido que pouco a amou.

Da terra pequena, que escapamos, sem escapatória para fugir ou regressar.





quarta-feira, 25 de setembro de 2024


 

Paris est une fête

Mesmo seule.
25 anos depois.
A abrir com outro olhar.
Nova volta ao carrossel.
Despeço aqui o Verão, já voou.
Caem as folhas,
entramos sempre nus em cada porta.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

 https://www.instagram.com/reel/C9-nyRtsEbC/?utm_source=ig_web_copy_link


Monet


 

Everything Everything - Violent Sun


 

 “Viver não é aprender a ganhar, mas aprender a perder, e a primeira perda é a infância”

Thomas Schlesser


"Me quedaban las noches. Me concedía, cada noche, unos minutos de música para mí solo. Es cierto que el placer solitario es un placer estéril, pero ningún placer es estéril cuando nos reconcilia con la vida. La música me transporta a un mundo en donde el dolor sigue existiendo, pero se ensancha, se serena, se hace a la vez más quieto y más profundo, como un torrente que se transforma en lago".

Marguerite Yourcenar.


 


 

sábado, 14 de setembro de 2024

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

 “Quando você perde alguém que ama, uma parte de você se perde com eles. Mas, ao mesmo tempo, você descobre uma força que nunca soube que tinha. A vida continua, mesmo quando parece impossível seguir em frente. E, em algum momento, você percebe que as pessoas que amamos nunca realmente nos deixam. Elas permanecem em nossas memórias, em nossos corações, em cada passo que damos.”

– Isabel Allende, A Casa dos Espíritos

"Como é que se sabe que se escolheu o homem certo para a sua vida? Não se sabe. Sente-se. Como é que se sabe que se está na profissão certa? Nunca se sabe. Sente-se. Sente? Nós sentimos, sim."

Csongor Juhos

 

“I choose to love you in silence…
For in silence I find no rejection,

I choose to love you in loneliness…
For in loneliness no one owns you but me,

I choose to adore you from a distance…
For distance will shield me from pain,

I choose to kiss you in the wind…
For the wind is gentler than my lips,

I choose to hold you in my dreams…
For in my dreams, you have no end.”

― Rumi

Max Richter - And Some Will Fall [Visualiser]

Van Gogh - "Works for Piano & Cello" by Virginio Aiello and Vesislava To...

https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.instagram.com%2Freel%2FC8rz_1goIv6%2F%3Figsh%3DMTZ6dG42bHI0bTl2NQ%253D%253D%26fbclid%3DIwZXh0bgNhZW0CMTAAAR1BRD3-gqBI3WlWnHxsOIO_FhNJc7CP6X5JJo9DmkX145QbojVtEumm0Yc_aem_m4yu8Mdpj6eC_84RkGXaOg&h=AT2u92SB0m52tzUvWScllUSIIiCEV26AE4rmlYVNClEm8ndFPQq7Cr2zX7xcCGP_pmC1al_TcQng3pcQl_IEMyWqUVU6sc5hn2e9idQ__V5oX3EQktKJOMlDRjrz7m7Bkab-auiksobK4hW4L68 

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

"para se ser insubstituível, é preciso aspirar sempre a ser diferente"

Coco Chanel

domingo, 8 de setembro de 2024


 

In Repeat

Women have another option. They can aspire to be wise, not merely nice; to be competent, not merely helpful; to be strong, not merely graceful; to be ambitious for themselves, not merely for themselves in relation to men and children. They can let themselves age naturally and without embarrassment, actively protesting and disobeying the conventions that stem from this society’s double standard about aging. Instead of being girls, girls as long as possible, who then age humiliatingly into middle-aged women, they can become women much earlier — and remain active adults, enjoying the long, erotic career of which women are capable, far longer. Women should allow their faces to show the lives they have lived. Women should tell the truth.

Susan Sontag


 

...eu sempre amei foi a Liberdade

Saudades do Barco

Não é tanto que o barco passou
e você não percebeu isso.
É mais como o barco parou
diretamente do lado de fora da janela do seu quarto,
o capitão soprando a buzina de sinalização,
A banda tocando uma marcha emocionante.
O barco gritou, acenando bandeiras brilhantes,
O seu casco prateado cegando à luz do sol.
Mas tiveste a ideia de que ias de comboio.
Continuaste a verificar a tabela de tempo.
Procurando pistas.
E o barco cansou-se de ti.
Tão cansado que puxou a âncora
e levantou a rampa.
O barco balançou à distância.
Encolhendo como um brinquedo...
no momento em que você provavelmente percebeu
que sempre amou o mar.
Naomi Shihab-Nye

 “A vida é um constante ciclo de começos e finais. Passamos tanto tempo preocupados com o futuro, fazendo planos, imaginando cenários, que acabamos por esquecer que a vida acontece agora. Cada dia que passa é um dia que nunca mais voltará, e ainda assim, muitas vezes vivemos como se tivéssemos uma eternidade para corrigir nossos erros, para pedir perdão, para dizer ‘eu te amo’.

Mas a verdade é que o tempo não espera. Ele continua a correr, implacável, levando com ele as oportunidades que desperdiçamos. Aquele abraço que deixamos de dar, aquela palavra de apoio que não dissemos, aquele pedido de desculpas que engolimos por orgulho. O tempo passa, e com ele, a chance de sermos quem deveríamos ser.
Viver de verdade é entender que o agora é tudo o que temos. Não podemos mudar o que já foi, e o futuro é incerto. O presente, por mais imperfeito que pareça, é o nosso maior presente. O que fazemos com ele é o que, no final, define quem somos. A vida é breve, e sua verdadeira beleza está em aprender a apreciar cada momento, a perdoar mais, a amar sem reservas e a valorizar o que realmente importa.”
Jean-Paul Sartre, O Ser e o Nada (1943)

“O que define a grandeza de uma alma é a sua capacidade de amar, apesar das cicatrizes que carrega. A verdadeira força não está em evitar a dor, mas em continuar amando mesmo quando a vida nos golpeia com as suas maiores adversidades. Cada cicatriz é um lembrete de que sobrevivemos.”

Autor: Khalil Gibran, O Profeta (1923)

sábado, 7 de setembro de 2024

“A los cincuenta años ya no puedes soportar sus limitaciones.

No puedes soportar el sujetador demasiado apretado, las cenas obligatorias con la cuñada controlando el polvo en tus esquinas, los tacones altos en las piedras y las sonrisas de la circunstancia... A los cincuenta años ya no quieres demostrarlo. Eres quien eres, las cosas que has hecho y las cosas que todavía quieres hacer. Si está bien con los demás, está bien. De lo contrario, es lo mismo. A los cincuenta años no importa si tuviste o no hijos. Todavía serás la madre: de tu madre, de tu padre, de una tía que se quedó sola, de tu perro o de un gato con piel que recogiste en la calle. Y si todo esto no sucede, serás una madre de ti misma. Porque a lo largo de los años habrás aprendido a cuidar un cuerpo que finalmente amas, en su vez más imperfecto solo a los ojos de los demás. ¿A quién le importa si la mitad del armario es del tamaño equivocado? Lo importante es que tu espalda no cruje demasiado cuando te levantas, que tocar tus pechos no se sienta como bolas y que la menstruación finalmente se convierta en un problema para los demás. A los cincuenta años quieres libertad. Libre para decir que no, libre para permanecer en pijama todo el domingo, libre para sentirse hermosa para ti y no para los demás. Libre para caminar solo: aquellos que te aman se mantendrán contigo, que se preocupan por los demás. Eres libre de cantar a todo pulmón en el coche, incluso si te miran mal en el semáforo. No tendrás más registros de clase para revisar o charlas de mamá para agorar. Tendrás sueños como en tus veinte años y le pedirás a cada dios tiempo para darse cuenta de más. Debes haberte desnudado para los hombres que amabas y las inseguridades que te hicieron temblar. Y ahora, justo ahora que has comido la mitad de tu vida en grandes bocados y con prisa, encontrarás el deseo de probar lentamente todo el azúcar y la sal de los días que tienes por delante.”

o amor inevitavelmente minado pelo tédio que os homens despertam nas mulheres.

J.Emídio Marques

After

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Saber ser solitário é central para a arte de amar.

Quando podemos estar sozinhos, podemos estar com os outros sem usá-los como meio de fuga.

~bell hooks


 

will you miss me when I burn...

segunda-feira, 2 de setembro de 2024




 

"He llegado a la conclusión aterradora de que yo soy el elemento decisivo en mi vida. Yo poseo el tremendo poder para hacer mi vida miserable o alegre. Para con otros y conmigo mismo, yo puedo ser una herramienta de tortura o un instrumento de inspiración. Es mi respuesta que decide si una crisis se escala o no. Son mis acciones que deciden si yo me ennoblezco o me degrado, y si humanizan o deshumanizan a los demás. Yo soy el poder en mi vida."

Johann Goethe

domingo, 1 de setembro de 2024

"The purpose of art is not the release of a momentary ejection of adrenalin but is, rather, the gradual, lifelong construction of a state of wonder and serenity." -Glenn Gould

Bach - Goldberg Variations: Aria (Glenn Gould)