Nas alturas mais complicadas da minha vida escrevo os melhores capítulos.

Não há passos perdidos.


sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025


 

Almada Negreiros


 

 “As pessoas começaram a morrer,” diz Beth. “Quando somos jovens, não conhecemos os finais, não sabemos como tudo vai acabar. Pensamos: vamos superar isto. Vai melhorar. Mas alguns finais são difíceis de digerir.” Contudo, emergir desta década de mudança e realinhamento deixou Beth com um sentido de renovação. “Agora, que cheguei ao outro lado, penso: tens de ser corajosa,” afirma.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025


 

 E TANTA SOLIDÃO NUM MUNDO CONECTADO!


(...)
Porém, seria um erro romantizar um passado em que as relações humanas eram mais próximas, como se a solidão fosse um produto exclusivo da modernidade. Basta conhecer as grandes reflexões dos antigos filósofos sobre a solidão, em que esta se apresentava como um espaço de crescimento e reflexão. Tenho uma vaga ideia de ter traduzido para português, no meu tempo da faculdade, um texto latino do estoico Séneca, julgo nas “Cartas a Lucílio”, em que refletia sobre o valor da solidão, argumentando que ela não deve ser vista como um isolamento forçado, mas como um espaço privilegiado de encontro consigo mesmo.
Assim sendo, o problema da solidão no mundo conectado não é, portanto, a sua mera existência, mas a sua qualidade. A solidão reflexiva, que nos permite confrontar a nossa interioridade e buscar significado, foi superada pela solidão ansiosa, marcada pela sensação de desconexão num meio de hiperconexão. Não estamos sozinhos porque estamos isolados, mas estamos sozinhos porque as relações que cultivamos carecem de profundidade e importância.
(...)

Em criação, "O Absurdo Sentido de Tudo" - ensaios de Luís Ochoa

Lost In Translation: Part 2 | Trailer

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

 Não podemos ser vítimas, nem criminosos, nem espectadores.

O que mais me impressionou quando visitei o esconderijo da Anne Frank em Amesterdão foi ter visto na entrada junto à sua pequena estátua flores pela frente e na parte traseira pintado de fresco a encarnado uma cruz nazi. 27 de janeiro - libertação do maior campo de concentração nazi Auschwitz “Apesar de tudo eu ainda creio na bondade humana” ― Anne Frank




 


 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

domingo, 19 de janeiro de 2025

 Deus tem que ser substituído rapidamente por

poemas, sílabas sibilantes, lâmpadas acesas, corpos palpáveis,
vivos e limpos.
a dor de todas as ruas vazias.
sinto-me capaz de caminhar na língua aguçada deste
silêncio. e na sua simplicidade, na sua clareza, no seu abis-
mo.
sinto-me capaz de acabar com esse vácuo, e de aca-
bar comigo mesmo.
a dor de todas as ruas vazias. (…)
– “Horto de incêndio” (1997)
Al Berto


 

 EM PAZ

Perto do meu ocaso, eu te bendigo, ó Vida, porque nunca me destes esperança falida nem trabalhos injustos, nem pena imerecida. Porque vejo no fim de meu rude caminho que fui eu o arquiteto de meu próprio destino; que se os méis ou o fel eu extraí das cousas foi que nelas pus mel ou biles amargosas: quando plantei roseiras, não colhi senão rosas. Às minhas louçanias vai suceder o inverno; mas tu não me disseste que maio fosse eterno! Julguei sem fim as longas noites de minhas penas; mas não me prometeste noites boas apenas, e, afinal, tive algumas santamente serenas… Amei e fui amado, o sol beijou-me a face. Vida, nada me deves! Vida, estamos em paz!
AMADO NERVO

Hola A Todo El Mundo - A Movement Between These Two


 

sábado, 18 de janeiro de 2025

 Les mots se perdent dans l’ombre,

Et le silence demeure. Dans le jardin secret, Chaque pas résonne d’un écho oublié. Pierre Reverdy

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025